terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Relatos: Mensagens subliminares em músicas

Um relato de um leitor do meu blog e do qual preservo seu nome in off.
 
 
Oi gente!

Sábado eu estava tocando um violão e como de costume peguei minha pasta de músicas.
 
Ao tocar uma música do início da década de 80, que acho linda desde quando adolescente, fui ver o clip.
 
https://www.youtube.com/watch?v=-1IXQ1pKl_Q
 
Achei esquisito e fui ver o contexto da letra, que até então eu nunca tinha ligado os pontos.
 
Segue o refrão (que é descarado, um recado para o rebanho na cara dura):
 
I am the eye in the sky
Looking at you
I can read your mind
I am the maker of rules
Dealing with fools
I can cheat you blind
And I don't need to see any more
To know that
I can read your mind (4 times)


Link com a tradução: 
 
http://www.vagalume.com.br/noa/eye-in-the-sky-traducao.html
 
A capa do disco
 
http://www.google.com.br/search?um=1&hl=pt-BR&tbo=d&biw=1600&bih=783&tbm=isch&sa=1&q=eye+in+the+sky+alan+parsons&oq=eye+in+the+sky+alan+parsons&gs_l=img.3..0i19.4421.6656.0.6893.13.4.0.9.9.1.175.580.1j3.4.0...0.0...1c.1.3.img.P9cNRinr_Eg
 
Putz, aí fui buscar outras músicas do grupo (que eu também toco no violão): todas com letras voltada para isso.
 
Mas como eu iria desconfiar que melodias tão bonitas tinham isso aí por trás?
 
Fiquei meio que intrigado, chocado, sei lá, pois há uns 30 anos ouço isso aí!
 
Um grande paradoxo: melodias bonitas, letras intrigantes, mas por trás disso, quanta coisa estranha.
 
Onde vamos chegar? E por quanto tempo ainda vamos ser iludidos?
 
Abração!

6 comentários:

  1. Acho que estão vendo pêlo em casca de ovo.
    se formos pegar várias músicas brasileiras, também pode-se fazer diversas interpretações.
    Leandro

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Leandro.... o refrão pego isoladamente passa uma falsa impressão... a letra como um todo é tranquila.... apenas fala sobre mentiras, traições e desilusão amorosa.... resumindo: Vc me enganou mas agora eu posso ver suas mentiras (ler sua mente...)... vc não me engana mais....
    Mas realmente, escutando a linda melodia, que também conheço e gosto desde a década de 80, não dá pra imaginar que a letra seja tão pra baixo assim.... dá a impressão de ser uma canção de amor e no fundo é uma canção de dor-de-corno.....
    Renato

    ResponderExcluir
  3. Isso não tem nada haver com mensagem subliminar, Alan Parsons é um místico e colocou seu misticismo em suas melodias que são muito boas por sinal.

    ResponderExcluir
  4. Olá Daniel
    Pois eu escutava muito essa musica naquela época, que por sinal fazia muito sucesso, confesso que a muito tempo nao a ouvia, foi só hoje quando me deparei com seu post e acessei o link da musica que lembrei da mesma.
    a musica é muito boa, gostava muito e ainda gosto.
    bem quanto a ser uma mensagem subliminar pode ser que sim, se a gente for prestar atenção em muitas musicas sempre vai existir alguma "mensagem" escondidas, vale lembrar que um texto bem escrito pode significar mais de uma coisa, existe a parte literal e também existe a interpretativa, isso vai de cada um, alguns prestam mais atenção na literal do que na interpretiva e nada percebe e outros o contrário e portanto pode-se descobrir mensagens ocultas que normalmente nós "meros mortais" nem desconfiamos
    em todo caso posso dizer que gosto das musica, não lembro das outras do grupo, mas vou busca-las e passar a escutar e ler a letra e ter mais atenção pra ver se encontro mais algumas mensagens ocultas.
    abraços!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado M.Rizzati e a todos por seus sinceros cometários.
    Pois é, os anos 80 trouxeram muitas coisas boas, inclusive boas bandas musicais, porem hoje eu não descarto que existam diversas intenções e interpretações para muitas canções.
    Pode nada ser, mas tb pode ser algo que já queriam passar a todos, mesmo que muitos relutem em aceitar que exista esta intenção.
    Mas sendo ou não sendo, curtam o que é bom, e deixem de lado o que possa ser, o que será já está determinado.
    Olhem para o lado bom... é minha dica.
    Abraços

    ResponderExcluir

Em observação... Adm.
Qualquer comentário que for ofensivo e de baixo calão, não será bem vindo neste espaço do blog.
O Blog se reserva no direito de filtrar ou excluir comentários ofensivos aos demais participantes.
Os comentários são livres, portanto não expressam necessariamente a opinião do blog.
Usem-no com sapiência, respeito com os demais e fiquem a vontade.
Admin- UND-HN