William Blum
Robles: Eu realmente gostaria de obter a sua opinião sobre todo o assunto Snowden, pois isso é algo que eu acho que você está muito perto, tão longe como o as denúncias. O que você acha de toda a situação?  E o que você acha que suas chances são de fazê-lo para o Equador, e por isso Equador?
Blum: Ele é um homem muito corajoso.  Espero que ele faz isso em algum lugar. Acho que Cuba seria sua melhor aposta, pois Cuba é o lugar mais garantido para não curvar a qualquer tipo de pressão americana. Onde ele está agora, eu não tenho idéia.Eu acho que toda a confusão que temos sido expostos na mídia não é por acaso.  Eu acho que os russos estão fazendo isso de propósito para torná-lo difícil para a CIA para capturar e / ou assassinar Snowden, que na verdade eles gostariam de fazer.  Isso é tudo que eu sei sobre isso.
Robles: Você sabe muito sobre os países da América do Sul e países da América Latina e da instabilidade em muitos desses países.  Por que ele iria para o Equador, quero dizer que é um país pequeno? Tenho certeza de que o conhecimento que ele tem, eu não vejo o que enorme utilidade real que teria de inteligência equatoriana.
Blum: Seu conhecimento a respeito de quem estava sendo espionado pelo governo dos EUA não acho wouldbe de muito valor para qualquer nação estrangeira.Eu não acho que esse é o problema.
Eu acho que ele escolheu o Equador por causa de seu registro com Julian Assange. Eles provaram ser um protetor capaz de alguém como ele.  E assim, isso é provavelmente talvez a única razão pela qual ele escolheu o Equador.  Claro que o Presidente, Correa, é um esquerdista e as pessoas sob seu comando nos altos cargos também são de esquerda, de modo que é uma proteção.
Robles: Você sabe tão bem quanto eu sei países latino-americanos podem ser muito voláteis. E se Correa é votado fora do escritório da próxima vez e algum presidente de direita vem?
Blum: Correa foi reeleito como presidente nos últimos seis meses, eu acho.
Robles: Sim, ele era.
Blum: Então, ele permanece por alguns anos.  Embora, eu não iria colocá-lo passado a CIA instigar um golpe, eles tentaram no passado para fazer o mesmo. Mas agora eles podem ser mais sério, andthey certamente poderia derramar seu coração e alma para ele, e usar todos os seus bens e toda a sua riqueza e sua riqueza é o seu principal trunfo e eles podem comprar quase tudo e todos.  Então, essa é a razão pela qual eu acho que Snowden estaria melhor em Cuba, a chance de golpe de Estado é muito menos lá do que em outro lugar.
Robles: Sim, com certeza, com certeza, quero dizer que tenho tentado, o que era de 600 e ... mais de 650 ...?
Blum: Ah, sim, eles estão tentando assassinar Castro 600 vezes ou mais, mas eles não tiveram sucesso, e eles não vão (ininteligível).
Robles: Por que ele não fique na Rússia, quer dizer, há uma possibilidade muito pequena que a Rússia fivela para EUA?
Blum: a Rússia não quer ter todas essas dores de cabeça que pode acarretar, e lembre-se, esta não é a Guerra Fria. A Rússia não é um país comunista, não é a guerra ideológica com os EUA. Ele está em guerra em um nível diferente.  Os EUA tem rodeado a Rússia com bases militares. É incorporou muitas das antigas repúblicas soviéticas líderes na NATO, todos eles não estão longe da Rússia.
Assim, os EUA estão realmente ameaçando a Rússia ea Rússia tem razão de ser hostil para com os EUA, não tanto como durante a Guerra Fria, mas o suficiente. Eles poderiam ter mantido Snowden lá. Eu não sei. Ele pode até ainda estar lá, pois todos nós sabemos que ele ainda está lá, pois todos nós sabemos que ele pode estar lá. Quem sabe?
Robles: Eu acho que se a Rússia tomou a decisão de dar-lhe asilo, e as autoridades russas disseram que ele teria sido concedido tinha ele pediu isso, eu tenho certeza que a Rússia estaria em muito mais de uma posição para protegê-lo. Não é tão fácil para a CIA para operar aqui e manipular os políticos e tudo quanto é que eu acho que em muitos países latino-americanos - a mesma coisa para a China. Primeiro, eu pensei que talvez ele passou de Hong Kong para a China continental, mas aparentemente não.
Blum: O ponto é bem aceite. Eu não sei o que vai acontecer.  Ele pode acabar na Rússia ou no Equador, ou Cuba, ou Venezuela.  Mas ele não vai acabar na Califórnia, tenho certeza disso.
Robles: O que você acha que a CIA vai tentar fazer, ou a ANS vai tentar fazer para recuperá-lo?  Até que ponto acha que eles estão indo?
Blum: Fisicamente levá-lo de volta?
Robles: ou livrar-se dele.
Blum: Depende de quantas oportunidades que eles têm.  Os russos e os outros países que já mencionei tem que ser super cuidadosa para evitar dar a CIA qualquer oportunidade especial, o que provavelmente é por isso que temos toda essa confusão.  Isso é algum tipo de plano mestre.
Robles: Uma vez que ele chega ao Equador, se é para onde ele vai, o que você acha que vai acontecer?
Blum: É difícil imaginá-lo vivendo uma vida tranquila lá.  Ele estará sempre olhando por cima do ombro. A CIA pode ter mil assassinos na loosewith uma grande recompensa.Eu não posso vê-lo ter uma vida estável, calma lá.  Mas ele deve ter pensado em tudo isso antes, eu espero que ele tem um plano mestre.
Robles: Bem, eu acho que ele foi muito inteligente em sair de suas garras e chegar a Hong Kong. Isso foi realmente um movimento muito sábio, porque ele era capaz de chegar lá sem visto, nem nada.Que, eu acho que ele caiu fora da grade por um tempo.  Qual é a sua opinião sobre as revelações que ele fez? Como você vê o seu caso, em contraste com um caso médio espionagem?
Blum: Em comparação com o WikiLeaks, ele não é tão dramático como o WikiLeaks. WikiLeaks expostos todos os tipos de coisas muito, muito embaraçosos relativos à política externa dos EUA.  Revelationsare de Snowden constrangedor, é grande embaraço apenas it'sone, não é 100 diferentes pequenos embaraços. É apenas o embaraço de que eles estavam espionando ainda mais do que o que as pessoas pensavam. Eu vou te dizer que muitas pessoas que assumiram que a NSA estava cobrindo todos, por isso mesmo as pessoas não ficaria surpreso. De qualquer forma, para mim, não é tão embaraçoso para a política externa dos EUA, como as revelações do WikiLeaks eram.
Robles: Para pública do mundo, porém, quero dizer que sempre tive a suspeita e eu acho que você tem, e qualquer pessoa que pensa sobre a Internet teve a suspeita de que eles estão sendo observados ou algo assim.  Mas isso está bem na nossa cara agora - todos nós estamos sendo observados, todos nós estamos sendo espionado, eles estão em absolutamente tudo.  Você, pessoalmente, sinto desconfortável ficar on-line mais?  Que efeito você acha que isso vai ter na Internet?
Blum: Eu sempre fui cuidadoso com o que eu disse on-line e e-mails.  Isso não vai mudar ... bem, talvez eu seja um pouco mais de cautela do que o habitual, mas não muito.  Então, para mim, não vai ser uma grande mudança.
Você pode encontrar a parte 2 da entrevista no nosso site english.ruvr.ru